Design Com Bolachas

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Fazendo o Template

Projetar o Template deste blog foi uma boa experiência e eu quero compartilhar com vocês alguns dos detalhes do processo que usei.

A primeira coisa que fiz foi um rascunho da aparência final com papel e lápis. Isto é ótimo porque nos dá a liberdade de criar estes rascunhos rápido e de descartá-los ainda mais rápido se eles não saírem como esperávamos ou se, simplesmente, mudamos de ideia no meio do processo. Em seguida, fiz um modelo do design no Inkscape, o qual usei para testar o esquema de cores que escolhi e o tamanho, em geral, das coisas. Então passei para a digitação do código e criação das imagens tomando estes passos:

  1. Selecionei o Template do tipo clássico na dashboard do Blogger e baixei uma cópia do template padrão, da qual removi todas as tags do Blogger (tais como BlogItemTitle ) e tudo que estava entre as chaves das regras CSS.
  2. Colei o típico conteúdo marcador de posição Lorem Ipsum e links de auto-referência no código para que eu tivesse algo em que aplicar estilo.
  3. Então, comecei a escrever as regras CSS e debugá-las ao mesmo tempo em que as criava com o Firebug (ferramenta adorável, diga-se de passagem; pense em obtê-la se você já não a usa).
  4. De vez em quando, checava o layout numa pilha de navegadores (incluindo, é claro, o IE do 5.0 ao 7) e certificava-me que o código validava no Validador do W3C.
  5. Decidi quais imagens eram necessárias e comecei a trabalhar nelas.
  6. Quando eu tinha um protótipo que funcionava e validava ambos XHTML/CSS eu comecei a trocar o conteúdo marcador de posição com as tags do Blogger apropriadas.
  7. Como passo final, fiz o upload do meu design de volta ao Blogger e eliminei os últimos poucos bugs que apareceram neste estágio.
Soa fácil, não? Bem, nem tanto assim. Para começar, há o problema da validação do código gerado pelo Blogger. Até o momento onde eu estava fazendo as imagens para este blog, tudo corria bem em relação à validação. Então, assim que inseri as tags do Blogger e fiz o primeiro teste pela URL no Validador do W3C, ele parou de validar. Parece que a maior parte do código que o Blogger insere no template não é padrão. Não há muito que eu possa fazer em relação a isto, então decidi simplesmente conviver com este fato. Há também alguns detalhes que eu prefiro falar a respeito em outro post, porque este já está bem grande.

E agora, o quê?

Estou pensando em usar o que aprendi ao fazer este template para criar templates customizados gratuitos. Então, esperem que eu venha postar um link para o meu novo blog de Templates!

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial