Design Com Bolachas

segunda-feira, 16 de março de 2009

Para iniciantes: minha dica número um

Pessoas frequentemente me procuram com estas questões:

  1. Como tornar-me um designer/desenvolvedor web?
  2. Preciso ter um diploma em Ciência da Computação, ou talvez em Design (como em design para mídia impressa), ou até mesmo em ambos?
  3. Qual deveria ser meu primeiro passo?

Minhas respostas:

  1. Para tornar-se um designer/desenvolvedor bem sucedido, é preciso estudar muito as coisas certas, e praticá-las bastante, não há muito além disso.
  2. Não, veja algumas das razões aqui (link em inglês).
  3. Leia “Projetando Websites: A Prática da Simplicidade” de Jakob Nielsen (Designing Web Usability: The Practice of Simplicity, título original).

A dica número um que mencionei no título do post?

Comece concentrando-se em o quê você deve fazer, somente engaje-se com a parte do como, quando for claro para você o quê seus clientes precisam de você.

O quê fazer? Criar websites usáveis, acessíveis e compatíveis, que são tanto atraentes visualmente quanto simpáticos com os seus usuários. As palavras-chave que devem estar vagando pela sua cabeça são Retorno Do Investimento, Taxa De Conversão, Otimização, e outras similares!

Como fazer isso? Aprendendo e aplicando XHTML, CSS, Javascript, PHP e MySQL primeiro. Outras tecnologias (tais como Ruby, Python etc.) devem vir mais tarde e somente quando você tiver pesado seus prós e contras para os tipos de serviços que você estará prestando então.

Há ainda alguns detalhes dos quais você deveria estar ciente durante este processo, mas os deixarei para outros posts.

Boa sorte!

Marcadores:

2 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial