Design Com Bolachas

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Para iniciantes: próximos passos

Agora, assumindo que você já leu “Projetando Websites: A Prática da Simplicidade” e estudou todos os tutoriais e exemplos do HTML Dog. Assumindo que você já leu pelo menos 30% do que está disponível no Web Design From Scratch (cabe dizer que o site foi belissimamente redesenhado desde a última vez que eu o linkei), estas são as próximas coisas que você deve fazer:

Leia "Usabilidade na Web: Projetando Websites com Qualidade" (de Jakob Nielsen e Hoa Loranger) e "Não Me Faça Pensar - Uma Abordagem de Bom Senso à Usabilidade na Web" (de Steve Krug).

Aprenda touch-typing, você colherá os frutos deste esforço muito rapidamente! Há bastante ferramentas disponíveis para ajudar você a aprender em pouco tempo, algumas são até baseadas na web!

Estude estes recursos que vão ajudar você a dominar as técnicas de layout CSS e outros conceitos e tecnologias-chaves para a Web:

  • A adorável Introdução ao Currículo dos Padrões Web do Dev.Opera - É um curso completo dos fundamentos que definitivamente é imperdível para os iniciantes.
  • All about Floats do CSS TRICKS - Leia-o e você vai "sacar" o assunto num instante.
  • Os Layouts de Website do Matthew James Taylor - Estes são ouro puro, estude-os com carinho, desconstrua-os, refaça-os.
  • O Reservatório de Layouts do BlueRobot - Estes são um pouco antigos, mas eles são ótimos de qualquer forma, estude-os e sinta-se livre para ignorar as referências a navegadores que não são mais usados.
  • O Layout Gala do Alessandro - Também são antigos, não se esqueça de testar nos navegadores mais recentes antes de usar um deles.
  • Os Frameworks CSS Blueprint.CSS e 960.gs - Gaste seu tempo estudando-os muito cuidadosamente, mesmo se você não planejar usá-los, já que você pode aprender muito descobrindo como eles funcionam. Postarei uma lista dos melhores Frameworks CSS disponíveis junto com alguns comentários sobre cada um deles, só não sei ainda quando farei isso, então fique de olho!
  • O famoso CSS Zen Garden do Dave Shea - Há um bocado que aprender aqui!

Não copie e cole simplesmente das galerias de layouts e dos tutoriais! Estude-os por completo e então tente refazê-los sem olhar o código deles! Tome cuidado com a tentação de ficar usando Frameworks CSS prontos indefinidamente, você nunca será um dos melhores se não se der ao trabalho de atravessar toda a curva de aprendizagem das técnicas de layout com CSS!

Estude estes recursos sobre os fundamentos do design e comece a aprender a usar uma ferramenta de Desenho Vetorial, eu recomendo o Inkscape e os tutoriais on-line são um excelente lugar para começar! O Inkscape está disponível para Mac OS X, Linux e Windows!

Divirta-se com o que você faz! Se você se entediar então provavelmente esta área não é para você, pois estará competindo contra um monte de gente que é bastante entusiástica sobre o que faz.

E não se esqueça de voltar aqui (de preferência, subscreva-se ao meu feed) para descobrir o quê fazer quando tiver completado estes passos!

Marcadores: , , , , ,

4 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial